2 TÉCNICAS BÁSICAS PARA CONTROLAR O ESTRESSE

Tempo de leitura: 5 minutos

Você está se sentindo sobrecarregado?

Pois é, às vezes ficamos cheios de tarefas (casa, trabalho, estudo) e toda essa carga gera um alto nível de estresse.  Mas existem várias maneiras de lidar com essa situação de forma saudável. Por isso, destaquei aqui as duas maneiras que considero mais interessantes para você assumir o controle da sua vida.

Como possuímos COGNIÇÃO, temos a capacidade de resolver problemas, o que nos favorece, pois temos a habilidade de decidir se certas experiências em nossas vidas são ou não estressantes.

Segundo Richard Lazarus, uma situação só passa a ser estressante se você interpretá-la desta maneira. Por exemplo, cada pessoa reage a uma situação de várias modos, ou seja, o que parece ser uma situação problema para você, pode ser visto por outra pessoa como um jogo, desafio, estímulo entre várias outras interpretações. 

Desta forma, existem várias maneiras de lidar com o estresse.

Mas quais?

“FOCAR NO PROBLEMA”

Essa técnica é apropriada quando é possível mudar a situação estressante, ou seja, aquilo que está no nosso alcance, por exemplo: seu tempo para estudar para os concursos está curto e quando você chega em casa, não consegue estudar, devido aos papeis que tem que desempenhar (mãe, esposa, filha etc), sem contar que tem as tarefas do dia a dia para dar conta. Essa sobrecarga lhe causa muito estresse e você percebe que não tem tempo para seus estudos, com isso, você pensa em alternativas para conseguir estudar, como mudar o horário dos estudos, começar a estudar no trabalho durante o horário do almoço, no ônibus, etc. Essa organização ocasiona um certo alívio, mas ainda não é o fim dos seus problemas.

É fundamental que você atribua um significado positivo para a situação estressante, isso fará você se sentir melhor.

Com isso entramos na técnica “FOCAR NA EMOÇÃO”

Essa técnica deve ser praticada quando você não conseguir mudar a situação sozinho, ou seja, situações passadas ou que não podem ser mudadas: houve um corte na empresa e você foi demitido.  Lembrar desse evento pode lhe causar grande estresse, mas você não pode mudar a situação, mas sim sua emoção frente ao problema.

Mas como você pode transformar uma situação problema em um desafio animador?

Segundo os psicólogos Kristen Riley e Cristal Park, existe uma terceira forma de lidar com as situações estressantes: observar ou criar o lado positivo do problema. Sabemos que não é nada fácil fazer isso, mas o fato de você se sentir melhor já torna a situação animadora!

No entanto, os mesmos psicólogos afirmam que converter uma situação problema em um desafio é melhor do que se sentir bem.

Mas como assim?

É claro que você deve estar pensando que seria bem melhor se sentir bem e se livrar do estresse.  Contudo Riley e Park discordam, pois o alívio é em curto prazo e você vai voltar a se estressar novamente com a situação. Porém, se você olhar para a situação como um desafio, em longo prazo, você vai desenvolver autoconfiança, terá controle da situação e eliminará a situação problema que lhe causa estresse.

Ao fazer isso você irá obter recursos necessários para resolver a situação e vai passar a lidar melhor com o contexto, tornando-se mais calmo e livre do estresse.

Vamos dar um exemplo prático de uma situação da vida de todo concurseiro: O ESTRESSE ADVINDO DO CANSAÇO DOS ESTUDOS!

Esse é um dos maiores inimigos dos concurseiros. Por isso, a grande maioria dos que conseguem superar esse obstáculo e chegam lá na tão sonhada aprovação, dizem que tinham estratégias de estudos baseadas em metas e sempre visavam os benefícios e recompensas que o desafio iria trazer para suas vidas. Assim, eles transformavam o problema em um desafio recompensador e por isso conseguiram êxito nos Concursos Públicos.

Entenda com esse exemplo que focar no problema e tentar ressignificá-lo é a melhor forma de se livrar de um evento estressante, pois você vai começar a obter o controle da situação e a ver seus problemas como solucionáveis, ou seja, olhará para o mesmo de forma positiva, e como consequência, conseguirá controlá-lo de uma forma muito mais saudável.

 

 

Larissa Santana
Assistente Editorial | Concursos PSI
Graduada em Psicologia | UNEB

 

 

Conheça a metodologia de estudo DIRETO AO PONTO disponível no SISTEMA VIP!

SISTEMA VIP experimente por 72 horas grátis!

Experimente aqui

 

 

Referência: FONTE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *