QUESTÃO COMENTADA: DESENVOLVIMENTO INFANTIL, RENÉ SPITZ

Tempo de leitura: 5 minutos

1-VUNESP TJPA 2014 (desenvolvimento infantil): Para René Spitz, a resposta de sorriso, que ocorre por volta dos três meses de vida do bebê, indica

(A) a instauração de um ego rudimentar.

(B) o estabelecimento de relações objetais.

(C) a superação da posição esquizoparanoide.

(D) o início da capacidade de empatia.

(E) um indício de consolidação do superego.

 

Olá Psi! laugh

Vamos começar a jornada de questões comentadas da Fundação VUNESP?

Meu objetivo é preparar você para o concurso do TJ-SP 2017.

A pergunta em questão foi retirada da prova do Tribunal de Justiça do Pará de 2014.

 

Venha comigo!

 

Esta pergunta é sobre o teórico René Spitz, um autor bastante cobrado no edital TJ-SP 2017!

Selecionei especificamente este tema, porque ele aparece em outras provas de Psicologia da VUNESP.

Ou seja, esta questão tem grande chance de aparecer em sua prova do Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

Mas antes de falar o gabarito, vamos compreender o que René Spitz diz sobre este assunto.

 

Segundo o autor, a partir do terceiro mês de vida do bebê aparece o primeiro organizador da psique: o sorriso.

Para René, o sorriso representa o reconhecimento que o bebê fez do rosto de sua mãe.

O ato de sorrir, para o autor, significa que houve a separação entre consciente e inconsciente, já que o reconhecimento, o sorriso, é claramente um ato consciente.

Ou seja, o bebê começa a reconhecer traços da mãe fora de si mesmo, a partir daí, serão realizadas outras experiências perceptivas: contato olho a olho com a mãe na amamentação, na troca de fraldas, no banho etc. esta vivência vai estimular a resposta social do bebê: o sorriso. Neste momento, acontece a instauração do ego rudimentar, que foi estabelecido por este vínculo emocional com a mãe.

 

Encontramos a resposta!

 

Concluímos que a resposta desta questão se encontra na alternativa A, já que o ato de sorrir do bebê, que ocorre por volta dos três meses de vida, indica o estabelecimento do ego rudimentar.

Portanto, o primeiro organizador da psique constrói a percepção e instaura os rudimentos do ego.

Agora vamos verificar os erros das alternativas seguintes!

Alternativa B está incorreta, porque “o estabelecimento de relações objetais” acontece depois dos 3 meses de vida de um bebê, esta fase refere-se ao terceiro organizador da psique, que é responsável pelo desenvolvimento das relações sociais humanas e do surgimento do EU.

A letra C está incorreta, porque traz como resposta “a superação da posição esquizoparanoide” que é um conceito da teórica Melanie Klein, não de René Spitz.

A opção D “o início da capacidade de empatia” é uma alternativa perigosa, CUIDADO, você pode cair nesta pegadinha, porque este é um assunto que René Spitz aborda, mas não para justificar a resposta do sorriso de um bebê e sim para explicar os efeitos da privação maternal e a importância da afeição humana para a sobrevivência da criança.

Por fim, a alternativa E apresenta como resposta “um indício de consolidação do superego”. Esta é uma questão que você deve eliminar de cara! O desenvolvimento do superego não acontece nos 3 meses de vida do bebê, uma vez que esta parte do aparelho psíquico origina-se no complexo de Édipo (3 a 6 anos).

Psi, como você pode observar, com atenção você elimina este tipo de questão!

Dica: Antes de marcar a alternativa correta, leia novamente o enunciado da questão e certifique-se de que você escolheu a alternativa que responde corretamente à pergunta.

Mas para você alcançar sua aprovação é necessário estudar bastante. Mas só pelo fato de você estar aqui, demonstra que você realmente quer algo mais do que a maioria das pessoas.

Se você realmente quer ir além, realmente quer se destacar dos seus concorrentes, você precisa de materiais focados na aprovação, que vão direto ao ponto.

 

Confira nosso curso 100% focado na sua aprovação no TJSP 2017:http://www.concursospsicologia.com/tjsp2017

 

Estudar através de nossa metodologia, em um curso totalmente focado no TJSP, com uma rotina de estudos e dedicação, você sabe qual é o resultado?

Sua aprovação no cargo que você sempre sonhou!

Continue treinando, comece a resolver questões de provas anteriores da banca, porque isso vai ajudar no seu aprendizado e vai tornar você mais preparado para o dia da prova!

Fique ligado na nossa página, porque estamos com muitas novidades.

 

Vou ficando por aqui!

 

Bons estudos 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *