“SAIBA COMO MELHORAR SEU DESEMPENHO NOS ESTUDOS: Decida o que armazenar em seu cérebro”

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que seu cérebro armazena informações que são incomuns? Sim. Toda situação que foge do habitual é conservada no cérebro porque representa a quebra da realidade. É comum você se recordar das datas comemorativas importantes na sua vida ou de fatos marcantes. Isso ocorre porque o cérebro segue o mesmo raciocínio de armazenamento dos fatos incomuns. Ou seja, o cérebro guarda as informações atípicas, enquanto as informações corriqueiras são descartadas.

Mas como direcionar isso para meus estudos?

O cérebro preserva esses elementos atípicos como mecanismo de defesa, pois caso surja algum contratempo anormal você vai saber lidar com a situação. Já os fatos do dia a dia não são armazenados porque são eventos diários e você já sabe como prevenir-se.  Por exemplo, se sua cidade engarrafa no horário de pico, você já sabe que precisa sair mais cedo para não pegar o congestionamento. 

No entanto, os eventos incomuns você não tem como se prevenir, é por isso que o cérebro conserva os fatos anômalos.

Em uma pesquisa realizada pelo neurocientista Oliver Hardt, da Universidade McGill, foi constado que o cérebro realiza um processo denominado de “apagamento seletivo”, é esse procedimento que é responsável por descartar as informações diárias. Esse processo é executado pelo cérebro enquanto dormimos, deixando apenas as informações importantes.

Mas o que é importante para o cérebro é importante para você?

Será que existe uma forma de você intervir no armazenamento de suas lembranças?

EXISTE! Para isso, você deve dar maior atenção aos detalhes que você quer preservar e ter mais contato com essas informações.

Veja algumas dicas importantes que preparamos para você:

  • Organize seu estudo (caderno, lápis, caneta, livros etc);
  • Escolha um assunto para estudar;
  • Leia o conteúdo e após desenvolva palavras-chaves, esse método vai facilitar o aprendizado e armazenamento dos assuntos estudados;
  • Desenvolva um resumo com suas palavras sobre o material que você estudou, ao fazer isso, você se apropria das informações contidas no texto;
  • Pratique resoluções de questões sobre os assuntos.

Mantenha o contato com os conceitos que você aprendeu, desta forma, seu cérebro vai identificar que essas informações são importantes. Fazendo isso, seu cérebro não vai apagá-las, já que você irá acessar constantemente, levando o mesmo a tomar conhecimento dessas lembranças, evitando assim o desaparecimento das mesmas quando você dormir.

Estude e sempre revise os conteúdos dos seus estudos, fazendo isso você vai armazenar as informações aprendidas e evitar que elas sejam esquecidas.


Larissa Santana
Assistente Editorial | Concursos PSI
Graduada em Psicologia | UNEB


Conheça a metodologia de estudo DIRETO AO PONTO disponível no SISTEMA VIP!

SISTEMA VIP experimente por 72 horas grátis!

Experimente aqui

Referência: FONTE 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *