TÉCNICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

É muito comum o concurseiro se preocupar com o desempenho nas provas de concursos públicos. Existem muitos relatos de candidatos sobre a ansiedade na ocasião da realização das provas. Este estado emocional pode desencadear um nível de estresse prejudicial aos processos psicológicos, como a percepção, a atenção e a memória, incorrendo no conhecido bloqueio mental: o “branco”.

Quando o grau de ansiedade atinge um nível muito alto, dentre as consequências estão: falta de ar, desespero, incontinência urinária, suor excessivo, desespero etc.

Contudo, se bem canalizados, alguns traços da ansiedade têm seu lado positivo, a exemplo da preparação responsável do candidato nos dias precedentes ao da prova: como revisão de conteúdo, verificação de material e documentos solicitados, dentre outros, evitando a negligência e suas consequências.

 

Então, você sabe o que fazer para evitar o desgaste emocional advindo da ansiedade?

 

Separamos duas dicas essenciais para você ter um bom desempenho na hora da prova. Vamos lá!

 

Respiração

Saber controlar a respiração é muito útil nos momentos de estresse, porque além de promover o relaxamento, leva mais oxigênio ao cérebro. Confira as dicas:

  • Posicione-se confortavelmente na cadeira;
  • Inspire profundamente pelo nariz, levando o ar ao abdômen (respiração abdominal);
  • Expire pelo nariz, soltando o ar levemente e de forma mais lenta do que a entrada.

Faça este exercício até estabilizar seu quadro emocional-comportamental.

 

Pensamentos

Lidar com os pensamentos que estão surgindo no momento da situação é um mecanismo de inteligência e controle emocionais. Registre:

  • Identifique quais tipos de pensamento perpassam a sua mente;
  • Se forem pensamentos desagradáveis, dialogue com eles e os substitua por algum pensamento ou lembrança agradáveis, a exemplo de uma letra de música ou imagem que lhe inspire segurança. Lembre-se de que você estudou e está preparado para o certame.

 

Gostou das dicas?

Pratique-as ao longo dos dias. Desta forma, você terá mais autocontrole em seu cotidiano, nos seus estudos e vai tirar de letra no dia da prova.

 

 

 

#SEJA UM ALUNO VIP

 Se você pretende se preparar para concurso público, confira os conteúdos de Psicologia para para Concursos no SISTEMA VIP!

Visite o site http://www.vip.concursospsicologia.com/ e experimente por 72 horas grátis!

Não perca a oportunidade, prepare-se!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *