UM CONVITE: SEMANA DA SAÚDE MENTAL

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá Psis!

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, preparamos uma semana especial com artigos e minicursos. Fiquem ligados! Pois ao final desse texto estará a nossa programação. Antes disso, convido vocês para refletirmos juntos um pouco acerca da temática.

Vamos, lá?! Então…

A Reforma Psiquiátrica foi um grande marco para o reconhecimento de direitos dos usuários dos serviços de saúde mental. A partir da Lei da Reforma Psiquiátrica, aprovada em 13 de Maio de 1978 pelo Parlamento Italiano, uma nova forma de lidar com a loucura é instaurada na contemporaneidade.

O movimento da Reforma psiquiátrica teve como precursor o psiquiatra italiano Franco Basaglia. Ele criticava o paradigma psiquiátrico e o modelo de assistência que transformava o sujeito e o seu corpo em meros objetos de intervenção clínica. O médico denunciou os hospitais psiquiátricos como instituições da violência, espaços destinados para o asilamento do doente mental, onde estes eram constantemente submetidos a inúmeras violências físicas e psicológicas e alvos da exclusão social. 

Embora esse movimento tenha iniciado na Itália, houve repercussões em todo o mundo, inclusive no Brasil. Assim, os profissionais de saúde e movimentos sociais brasileiros deram voz ao movimento da Luta Antimanicomial que visava a defesa dos direitos humanos e o resgate da cidadania daqueles que carregam transtornos mentais.

Hoje, celebramos as inúmeras conquistas no campo da Saúde Mental. Entretanto, sabemos que muito precisa ser feito, principalmente no que diz respeito às estratégias de prevenção da doença e de promoção da saúde mental no Brasil. Nota-se que a sua implementação ainda é incipiente no rol das ações prioritárias da saúde pública.

É certo que as doenças mentais podem interferir de maneira muito significativa na saúde física, emocional, na produtividade e nas relações interpessoais da pessoa. Por isto, a necessidade de identificação dos sintomas por um profissional capacitado, bem como, o encaminhamento para um tratamento adequado se mostra extremamente importante nos dias de hoje.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde mental de um modo muito interessante e positivo, a saúde mental é entendida como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere”.

Esta definição abarca aspectos ligados ao bem-estar e à qualidade de vida da pessoa em todas as suas dimensões, ou seja, insere uma visão global do ser humano, o que é importante, pois nos convoca a refletir sobre a saúde mental de outra maneira: olhar para além da doença e das deficiências mentais.

Pensar a saúde mental a partir dessa ótica possibilita-nos quebrar as barreiras do preconceito e dos estigmas, e perceber que toda e qualquer pessoa está suscetível a desenvolver algum transtorno mental.

 

FONTE

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com os amigos!

 

Confira agora o que preparamos para vocês nesta semana:

PROGRAMAÇÃO

12/10 – Artigo: Saúde Mental Infantojuvenil

13/10 – Minicurso: História da Reforma Psiquiátrica no Brasil

14/10 – Artigo: Dependência Química

15/10 – Minicurso: Histórico e Modificações do DSM-V

16/10 – Artigo: Síndrome de Burnout

20/10 – Certificado de Participação com C.H de 10hrs.

 

Vivian Oliveira
Assistente Editorial | Concursos PSI
Graduada em Psicologia 

4 Comentários

  1. patricia machado

    Olá Boa noite 

    O artigo é bem interessante traz de forma bem resumida as mudanças que aconteceram e como e importante um tratamento adequado com pessoas qualificadas. Vale lembrar que qualquer pessoa pode ter um transtorno no decorrer da vida ou ter alguém na família. Enfim o respeito acima de tudo.

    Responder
  2. Mariluci do Carmo Novais

    Curso o 8º período de psicologia e estou estágiando em um Hospital Psiquiátrico. A saúde mental é de fundamental importancia, hoje mediante a situação economica no Brasil, muita gente padece com transtornos mental. Entender a saúde mental nos capacita para melhor atuação na área, esse mine curso vai nos oferecer conhecimentos básico para nos capacitar para melhor atender o público alvo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *